Projeto
Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura

O Projeto Saber Ler+: Práticas Inclusivas de Leitura é da responsabilidade da Biblioteca Escolar e do Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e resulta de uma candidatura conjunta ao projeto Todos Juntos Podemos Ler  da RBE.

Visa essencialmente 

  • Promover a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas atividades desenvolvidas na(s) biblioteca(s)
  • Promover o desenvolvimento de competências de leitura e literacia nos alunos com NEE
  • Melhorar a autonomia e as competências dos alunos em contextos diversificados

O projeto assenta na promoção de Práticas Inclusivas de Leitura, procurando melhorar o processo ensino-aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento integral da criança, através da criação de oportunidades de leitura para TODOS os alunos, incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais. Um bom desenvolvimento afetivo e social contribuirá para formar indivíduos responsáveis, independentes e seguros de si mesmos, fomentando desta forma o respeito pelos outros, a cooperação e a convivência positiva.

Com o Projeto Saber Ler+ pretendemos igualmente dar continuidade, reforçar e ampliar a outros espaços e alunos o trabalho ao nível da promoção e desenvolvimento de competências no âmbito das multiliteracias que tem sido desenvolvido no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.